Wednesday, January 03, 2007

Peter Singer

Peter Singer

"Se seguirmos aquela idéia do "não fazei ao próximo", então, embora as pessoas tenham tipos diversos de preferências e necessidades diversas, uma coisa é bastante generalizada: as pessoas não querem sofrer. Elas não desejam sentir dores físicas agudas; elas não querem passar por privações emocionais e por sofrimento. Isso é algo que temos em comum com os animais não-humanos, em geral. Mas também é uma coisa que, os habitantes de países prósperos como os Estados Unidos, têm em comum com as pessoas dos países em desenvolvimento. Ora, há várias maneiras pelas quais nós poderíamos facilmente reduzir a quantidade de sofrimento existente no universo. Uma das maneiras relaciona-se aos animais. Podemos parar de fazer a eles muitas coisas que lhes causam sofrimento, e que não necessitamos fazer. Isso iria reduzir-lhes o sofrimento. Outra maneira refe-se às pessoas que vivem nos países mais pobres do mundo. Poderíamos dar a elas uma parte da fortuna supérflua de que nós, pessoas afortunadas que vivem nas nações afluentes, dispomos, e usar essa quantia para aliviar o terrível sofrimento de pessoas que, de tão pobres, estão vivendo à beira da subnutrição e morrendo de doenças facilmente evitáveis. Uma terceira forma de reduzir o sofrimento seria ajudar os que estão morrendo de doenças como câncer, que estão passando por dores e aflições e que dizem: "Vejam, eu já sofri bastante, não quero continuar assim." Nós poderíamos capacitá-los a agir de acordo com sua própria decisão de que já sofreram bastante. Minhas concepções mais polêmicas originam-se todas dessa idéia de que devemos reduzir o sofrimento no mundo, se estiver a nosso alcance."

VIDA ÉTICA - Peter Singer

Ediouro

Vida Ética oferece uma coletânea abrangente dos melhores e mais provocantes escritos de Singer, selecionados pelo próprio autor.

Entre os assuntos polêmicos abordados, encontram-se o estatuto moral dos animais, a responsabilidade com o meio ambiente, o aborto, o infanticídio, a eutanásia e a suprema escolha de viver uma vida ética. Esse livro oferece, num só volume, uma incomparável perspectiva dos sustentáculos, e igualmente, das aplicações da filosofia que orienta Singer.


No comments: