Tuesday, May 01, 2007

Dia do Trabalho... Há Treze Anos.

Como eram bons nossos domingos...
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Nascido na capital paulista, filho de empresário brasileiro, logo interessou-se por automóveis. Incentivado pelo pai, um entusiasta das competições automobilísticas, ganhou o primeiro kart, feito pelo próprio pai (Sr. Milton), aos quatro anos de idade.
Mudou-se para a
Europa em 1981, onde disputou a Fórmula Ford 1600 inglesa, conquistando o título de campeão. Em 1982, Senna participou dos Campeonatos Europeu e Inglês de Fórmula Ford 2000, sendo o campeão de ambos. Na temporada de 1983, venceu o famoso Grande Prêmio de Macau e a Fórmula 3 inglesa. Neste último campeonato, após várias vitórias em Silverstone, a imprensa inglesa especializada chegou a chamar o circuito de Silvastone em homenagem a Ayrton.
Em 1984, conseguiu uma vaga na equipe Toleman-Hart de
Fórmula 1. Nesta categoria, mais uma vez seu talento não tardou a se destacar, especialmente no Grande Prêmio de Mônaco sobo intensa chuva. No ano seguinte, Senna foi contratado como segundo piloto da então grande equipe Lotus, e logo venceria seu primeiro GP em Estoril, Portugal, também debaixo de uma grande chuva.
Em
1988 Senna migrou para a equipe McLaren, formando dupla com Alain Prost. A competitividade acirrada entre ambos provocou alguns incidentes durante a temporada. No final, tendo vencido oito das dezesseis provas da temporada contra sete de Prost, Senna sagrou-se campeão.
Na pista, dedicou-se ao máximo e conduziu sempre com muita técnica e precisão, inclusive durantes os treinos classificatórios, uma de suas especialidades.
Uma importante marca de Senna que ainda não foi superada é o número de vitórias no complicado circuito de rua de
Mônaco, onde venceu por seis vezes, sendo cinco consecutivas: 1989 a 1993.Em pista molhada, Senna sempre foi extremamente talentoso. No Grande Prêmio da Europa de 1993, em Donington Park, demonstrou seu talento ao sair em quarto lugar, cair para quinto e, depois, ir para a primeira posição, ainda na metade da primeira volta, passando Michael Schumacher, Wendlinger, Hill e Prost. No decorrer da prova, com a instabilidade climática, havia períodos em que a chuva cessava e logo depois voltava, aumentando a dificuldade para os pilotos e para as equipes, que precisavam ser o mais eficientes possíveis nas trocas de pneus "slick", ou seja, pneu para pista seca, e pneus "biscoito" para pista molhada. Senna por sua vez, dispensou essa particularidade que os pneus exigiam, não entrando nos boxes para as trocas quando a pista molhava, segurando o carro na chuva com os pneus "slicks" de pista seca, e não se dando por satisfeito, conseguia se manter na frente dos seus adversários correndo mais rápido do que eles, com os seus respectivos carros devidamente adequados com pneus "biscoito", de chuva. Ao fim da prova, tinha uma vantagem de uma volta sobre praticamente todos os oponentes (exceto Damon Hill, que chegou em segundo lugar por que o proprio Senna permitiu para forçar seu rival, Prost chegar em terceiro lugar).
Em
1994, Senna finalmente deixou a McLaren e mudou-se para a equipa Williams-Renault. Mas, após receber o carro, surpreendeu-se pela negativa. O carro piorou muito em relação ao bólido campeão de 1993, mas continuou competitivo. Em função da mudança no regulamento da FIA, foram proibidos os recursos eletrónicos. Assim, componentes como a suspensão activa e o controlo de tracção das rodas traseiras, principais responsáveis pelas tranquilas vitórias de Mansell em 1992 e Prost em 1993, foram retirados do carro.
A primeira corrida de 1994 aconteceu no
Brasil, em Interlagos. Ayrton Senna liderava a prova seguido de Michael Schumacher. Contudo foi ultrapassado por este durante o pit stop (paragem das boxes), graças à rápida troca de pneus e reabastecimento da Bennetton (que depois levantaria suspeitas). A 16 voltas do final, quando Senna tentava alcançar o alemão, acabou pegado uma zebra e rodou, com o motor a apagar-se de seguida. A vitória ficou com Michael Schumacher. No Pacífico, em Aida, no Japão, largou na frente, mas na primeira curva foi atingido por Mika Hakkinen e Nicola Larini. Teve que ver nas boxes uma nova vitória de Schumacher.
Em 1 de Maio de
1994, fui assistir ao GP de San Marino em um bar de Boa Viagem – Recife – como costumava fazer, pois assim era possível fazer parte de uma grande torcida que lotava o local, bem como tomar uns uisques para iniciar os trabalhos etílicos do domingo. Naquele domingo Senna largou novamente em primeiro, mas um acidente envolvendo os carros de J. J. Lehto e Pedro Lamy trouxe o safety car à pista por cinco voltas. Na sétima volta, o seu carro saiu da pista na curva Tamburello, e Senna foi retirado de elicóptero, enquanto Galvão Bueno anunciava que o acidente havia sido sério demais. Saimos desolados daquele bar com TV e fomos para o Azulzinho no Pina pensando em esquecer aquela corrida que já estava perdida para nosso ídolo. Minutos depois, umas crianças que estavam em frente à TV de uma lanchonete a alguns metros da gente vieram correndo avisar a todos: Ayrton Senna morreu! Apesar dos esforços da equipa médica, que demorou muito no socorro, não sobreviveu à colisão a mais de 200 quilômetros por hora contra o muro de betão.
Seguiram-se dias muito tristes, e só a partir de então ficamos sabendo da sua preocupação com os desprotegidos, principalmente as crianças.
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